segunda-feira, 28 de junho de 2010

Com Lambrettas, sidecares e equipas do exército

Nos tempos que correm, as grandes provas internacionais de enduro são verdadeiros espectáculos de Hollywood com equipas de fábrica com pilotos profissionais, KTMs, Husqvarnas, Yamahas e outras máquinas supersónicas que só falta terem asas, camiões TIR de apoio cuja decoração e sofisticação só por si já são também um espectáculo, bandeiras, banners, paddock girls e outras maravilhas promocionais, e mais mil e um pormenores dos dias de hoje, mas há 50 anos atrás as coisas eram bem diferentes. Não havia profissionais, as motos em prova eram de marcas que hoje admiramos como relíquias como a Ariel, BSA, DKW, Jawa, Norton, Puch, Triumph ou Victoria, os sidecars eram parte integrante das provas, e a tecnologia era pura e dura. Estas fotos,do site inglês www.speedtracktales.co.uk dedicado a fotos de provas de enduro do antigamente mostram alguns pormenores geniais de uma das principais provas do calendário de 1954, o ISDT, que teve lugar no País de Gales.

Nesta primeira, podemos ver uma Lambretta de carne e osso numa descida escorregadia, a ultrapassar o que parece ser uma moto "off road" bastante mais potente, possivelmente uma Matchless G3 de 350cc!.

Nesta segunda vemos uma das várias equipas "militares" da prova. Esta, só com motos inglesas - BSAs, Triumphs e Matchless - é da Royal Artillery e ao que parece ficou entre as 10 melhores equipas entre as mais de 50 inscritas neste "Six Days".

E last but not least, deixamos aqui uma foto de uma progressão em terreno manhoso liderada por uma moto com sidecar, uma Zundapp K600, seguida de uma Jawa 250 e uma TWN 350. Sem tirar mérito aos enduros dos tempos de hoje, que grandes provas estas não deviam também ser.

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