quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O herói de Águas Santas

Uma das (muitas) curiosidades que tenho sobre clássicas tem a ver com os primórdios do motocross em Portugal. Em miúdo, teria eu 15 anos, lembro-me de me meter na minha Macal de 2v para ir assistir a provas de cross piratas que tinham lugar em Cacém, Rio de Mouro ou outro lugar próximo de Lisboa. Na altura não percebia muito de motos mas aqueles saltos, aquela lama toda, as quedas, o barulho ensurdecedor, fascinava-me. E é assim que a pensar na revista, achei que era interessante lembrar o que foram esses tempos. Com a ajuda do Rui Carmo do MX Vintage consegui chegar a um dos campeões desse tempo, o Ulisses Nogueira, de Águas Santas o qual para além de ser um bom comunicador, tem uma excelente memória e um bom arquivo daqueles tempos, tanto em fotos como outros documentos. Graças a isso, na assim que na próxima revista, que deve ir para a gráfica no começo da semana que vem, vamos ter um bom artigo sobre os seus começos num baldio perto de casa e depois sobre a sua evolução até se tornar piloto oficial de fábrica e ganhar o slogan do "Ou ganha ou quebra". Segundo o próprio, o ano mais espectacular da sua carreira terá sido 1970, quando foi piloto oficial da Casal e ganhou o campeonato de cross desse ano, ex-aequo com João Gouveia. A foto acima, do final do campeonato desse ano, mostra Ulisses, após ganhar a última prova, ladeado por dois responsáveis da Casal. O da direita na foto é José Carlos, o responsável da equipa de cross da marca de Aveiro enquanto o da esqquerda é um engenheiro também da casa (alguém saberá qual o seu nome?).


4 comentários:

  1. Grande Ulisses Nogueira, que falei nele ao Director da DMC, que me confessou não saber quem era. Agora que já é uma figura conhecida, Sr Ulisses, vai ser mais fácil organizar um De Lés a Lés para motos clássicas.
    Um abraço.
    Paulo Gabriel.

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, Paulo, mas o tal Lés a Lés para clássicas já existe. É o Por Montes e Vales que tem quase 1200kms de extensão e que em 2011 já vai para a sua terceira edição. Se quiseres apontar, vai ter lugar em Maio de 12 a 15. Se entrares com uma das tuas Floretts, será a primeira vez que temos uma 50 no passeio. Se um dia conseguir passar a "pasta" da organização a outra pessoa, conto entrar com uma V5 que estou a fazer do nada!

    ResponderEliminar
  3. O Herói de Àguas Santas era o Abilio Fernando.

    ResponderEliminar
  4. Temos também que conseguir falar com ele, Rui. Consegues arranjar-nos um contacto dele?

    ResponderEliminar