quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Já faz 30 anos

Como o tempo passa depressa. Parece impossível mas já lá vão 30 anos que a Bmw ganhou o seu primeiro Paris-Dakar, com a mítica GS850. Foi em 1981, na sua terceira participação na prova e o piloto da proeza foi o francês Hubert Auriol, com Gaston Rahier e J. C. Morellet. Apesar de - pelo menos teoricamente - as máquinas que participaram na prova serem irmãs quase gémeas das 850 de estrada, hoje sabe-se que elas só tinham de igual o nome, o motor e pouco mais. Tudo o resto era novo, e ia muito para lá do que a Bmw estava habituada. Depois de estar afastada do mundo da competição durante quase 10 anos, a Bmw decidiu, um pouco para surpresa geral, apostar nesta prova e bem. Graças aos seus bons resultados, a sigla GS acabou por se tornou uma gama própria da marca, e a mais vendida também pelo menos em muitos países, mas isso não foi tudo. Depois de descobrir que continuava a ser competitiva e a conseguir ganhar provas, a Bmw adoptou uma nova filosofia em matéria de motos desportivas e hoje já é quase tão respeitada neste tipo de motos como os grandes fabricantes japoneses ou os italianos. Tudo graças à GS850.

8 comentários:

  1. Nenhum destes pilotos, era o Gaston Rahier!!!
    O piloto belga, era muito mais baixo!

    Carlos Martins/Old Moped

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  2. Tens toda a razão, Carlos. Era mais baixo e tinha um simpático bigode. Mea culpa. Quem será então o terceiro homem?

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  3. 1981, primeira victória da BMW no Dakar, pelas mãos de Hubert Auriol,(ao centro na foto)!
    Os outros dois elementos, eram : Bernard Neimer (à esquerda) e Jean Claude Fenouil (à direita)!

    Podem conferir aqui...

    http://www.jarrige.org/le-coin-motos/histoire-de-la-bmw-gs/

    Carlos Martins/Old Moped

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  4. Estupendo, Carlos. Não conhecia esse site mas tenho que ir descobrir o que é.

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  5. Ps O Jean Claude Fenouil não existe, Carlos. O nome dele era Morellet, embora fosse mais conhecido como Fenouil, mas o Fenouil era uma alcunha. Resumindo e baralhando, penso que podemos dizer que o homem que eu erroneamente pensava que era o Gaston, era na verdade o Bernard Neimer.

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  6. Olá Pedro.
    Posso perguntar o porquê desta referência ao mundo GS? Estará para breve um documentário na revista? Como fã da marca não posso deixar de aplaudir se assim for, ainda que na realidade a minha moto seja uma BMW R 45 de 1981 e não uma GS...pode ser que no futuro dê uma irmã à R.
    Obrigado e continuação de bom trabalho (estou fã da revista e jã não passo sem ela)

    mariomanta@hotmail.com

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  7. Já somos dois fâs das GS, Mário. E a sua ideia de fazermos um artigo sobre elas parece-me excelente. Nem sei como não pensei nisso antes. Mas a sua R45 também é bastante interessante. Mande uma foto dela para todos a ficarmos a conhecer!

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  8. Pedro,

    acabo de mandar as fotos por e-mail. Agradeço o interesse demonstrado e aguardo ansiosamente por mais artigos sobre a BMW nas páginas da nossa "Da Moto Classica"

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