segunda-feira, 28 de maio de 2012

Esta custou

Com os 1001 preparativos para Fátima e a feira de Aveiro pelo meio, esta última SóClássicas custou a sair cá para fora. Mas valeu. Eu, pelo menos, gosto muito dela. A capa é dedicada à Confersil, uma marca pela qual desde há muito sinto admiração mas sobre a qual pouco sabia, e o artigo dedicado a ela - o qual contou com algumas preciosas colaborações, como a de  Filipe Viana de Braga, Carlos Martins de Sangalhos, João Magarreiro  de Elvas,, Francisco Chambel de Lisboa e Isidro Gonçalves dos Algarves - ocupa seis páginas com muita informação e fotos dos seus principais modelos. Além dele, os preparativos finais para Fãtima têm também grande destaque. Mesmo para quem só já vai ver a revista depois do mega-encontro, eles são um testemunho de como este grande evento está a galvanizar um entusiasmo verdadeiramente fora do comum de norte a sul do país por algo que nos toca a todos, as nossas queridas "senhoras". Temos ainda nela uma foto-reportagem das 24 Horas Vespa de Zuara, a principal prova europeia de resistência de Vespas clássicas e onde as duas equipas portuguesas presentes tiveram uma prestação notável, os resultados do  último leilão da Bonhams, a história da Macal TR50, a Veterama da primavera, a Motor Clássico de Lisboa, alguns dos melhores passeios do começo da primavera, o nosso primeiro artigo sobre a feira de Aveiro, o restauro personalizado duma Norton de 1957, etc, etc, etc. Se tudo correr bem, a revista chega aos assinantes e às bancas na sexta-feira e poderá também ser adquirida em Fátima.

domingo, 13 de maio de 2012

De novo com uma (boa) ajuda dum semi-reboque

Faltam poucos dias para Fátima e, infelizmente, os afazeres com os preparativos têm sido tantos que não me tem sido possível manter o blog com notícias como gostaria. E logo numa altura como esta em que notícias, interessantes, é coisa que não falta. Esta, do camião de Lamego que no ano passado já foi carregadinho de motorizadas para Fátima e que este ano também se está a preparar para ir, é uma delas. Mas há mais. Como a dos novos grupos que têm aderido ao evento e que fazem com que já haja quase 360 a prepararem-se para rumar a Fátima no próximo fim de semana. Ou as novidades de Aveiro da semana passada. Ou algumas das últimas relíquias que têm sido desenterradas por aí. Ou os preços do último leilão da Bonhams. Ou o espectacular resultados das equipas portuguesas que participaram nas 24 horas de Zuara. Uf. Felizmente que temos a nova SóClássicas, a qual tá mesmo a saír e que deverá estar fora da gráfica - com um pouco de atraso em relação ao habitual - amanhã, quarta-feira. Fátima, revista, Aveiro, tem sido muita coisa. Aveiro no entanto já foi, a revista também, e agora "só" já temos pela frente Fátima. Venha ela.


sábado, 12 de maio de 2012

O começo do grupo 248

Natural de Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, o alentejano Arlindo Fontoura já era para ter ido no ano passado ao Todos a Fátima. Não conseguiu mas jurou que este ano haveria de ir e já tem a sua SIS Sachs V5 a postos para tal. Não tinha era companhia - em Cabeço de Vide não há muitos outros entusiastas das motorizadas antigas - e ainda tentou juntar-se a um dos quatro grupos da região de Abrantes, que não fica muito longe, mas uns levam as motos a reboque, outros só vão no sábado de madrugada e fosse pelo que fosse, nenhum deles tinha um programa que se ajeitasse ao seu. Em face disto, tudo parecia apontar para que o Arlindo ia mesmo ter que vir sozinho só que o nosso amigo é alentejanamente teimoso e vai daí que começou a "chatear" os amigos para virem com ele. E ao que pareceu, os esforços nesse sentido deram resultado pois segundo as suas últimas informações, já não vem sozinho mas com mais dois ou três amigos. E como três ou quatro já é um grupo, já criou um nome para eles - "Os Aceleras de Cabeço de Vide" (o 248º do Todos a Fátima 2012)- e com sorte até vão ter um carro de apoio. Como dizem algumas pessoas por aí, para se vencer neste mundo tem que se ser teimoso!